/ Marketing de Conteúdo X Assessoria de Imprensa: entenda como eles podem atuar em conjunto

Marketing de Conteúdo X Assessoria de Imprensa: entenda como eles podem atuar em conjunto

O marketing de conteúdo e a assessoria de imprensa são duas estratégias interessantes para vários tipos de negócio. Entenda como usá-las de forma complementar e obter melhores resultados para o seu negócio.
O marketing de conteúdo e a assessoria de imprensa são de natureza muito similar. Pode-se dizer que são dois lados da mesma moeda.

Porém, muitas vezes existe uma certa confusão em entender e separar os dois temas. Em algumas discussões de profissionais da área sobre o surgimento e euforia das redes sociais, muitos argumentam que a Assessoria tornou-se irrelevante. Mas isso não é verdade!

Assessoria de Imprensa
A Assessoria tem sua atuação ligada à imagem da empresa e sua exposição junto aos meios de comunicação.

Ou seja, na maioria das vezes seu foco principal é relacionado à visibilidade na imprensa, como rádio, jornal, televisão, portais de notícias, e na maioria das vezes se compõe através de profissionais jornalistas ou relações públicas.

A característica dessa informação, muitas vezes concebidos em formas de release, são utilizados como base para entrevistas e demais publicações. Podemos ainda detalhar algumas características visíveis nesse tipo de abordagem como:

comunicação via imprensa;
visibilidade para a empresa;
fazer uma gestão de crise.

Marketing de Conteúdo
Marketing de conteúdo é uma estratégia baseada na construção de um forte relacionamento com os clientes, conseguido através da entrega de conteúdo valioso e altamente relevante para sua persona.

Quando o cliente toma uma decisão de compra, ele está dando preferência para comprar o seu produto, em vez das opções dos seus concorrentes. Sua estratégia de marketing de conteúdo gera autoridade para sua empresa, potencializando a conquista e fidelização dos clientes e naturalmente aumentar suas vendas.

Além disso, é importante lembrar que atuar com uma base de oportunidades, leads e seguidores mais qualificados podem trazem um impacto maior no CAC e LTV para sua estratégia.

Qual estratégia escolher?
Muitas vezes me pergunto por que gestores, gerentes e diretores tendem a escolher uma estratégia sobre a outra.

Frequentemente as empresas caem nesta armadilha de exclusividade, acreditando equivocadamente que existe apenas uma maneira de alcançar seus objetivos.

Claro, tanto a assessoria quanto o conteúdo têm seus respectivos benefícios quando feitos da maneira correta. Mas o que muitos não sabem é que eles realmente funcionam bem juntos e ainda melhor do que quando atuam de forma independente.

Confira os principais benefícios do marketing de conteúdo e da assessoria de imprensa quando trabalhados em conjunto:

Maximizar e reforçar o valor da sua marca
Todas as comunicações de marca devem ser alinhadas para maximizar e reforçar a proposta de valor, identidade de marca e sua personalidade.

Agora imagine se o designer ou produtor de layouts inserir gifs Pokémon nos conteúdos e ao mesmo tempo a assessoria de imprensa escreve institucionalmente com um ar formal. O resultado como marca será bastante inconsistente.

As equipes envolvidas devem desenvolver uma linha editorial coesa. É necessário que tenha unidade entre os temas principais e tópicos a serem discutidos com um calendário editorial definido.

Desta forma, garante-se que o conteúdo do blog e redes sociais esteja em coesão com os assuntos de assessoria pública que sua empresa quer adotar.

Otimização de SEO
Na produção de marketing de conteúdo é comum a construção minuciosa de palavras-chave específicas em sua estratégia editorial para melhorar o SEO do blog e/ou site. No entanto, os comunicados de imprensa são amplamente divulgados na Internet e, portanto, são uma oportunidade para os esforços de SEO.

Ao combinar e tornar-se estratégico com o marketing de conteúdo e assessoria de imprensa, as publicações e divulgações podem ser otimizados para SEO de forma tão concisa quanto alcance de tráfego total e orgânico do blog/site.

Além disso a equipe de conteúdo pode especificar para a equipes de assessoria de imprensa a importância e o valor de integrar backlinks e links para o site/blog ou páginas específicas.

Combinando marketing de conteúdo com assessoria de imprensa
Como o marketing de conteúdo e assessoria de imprensa compartilham um objetivo comum, há uma grande oportunidade a ser obtida aproveitando uma abordagem híbrida.

Quando você combina assessoria com estratégia de marketing de conteúdo, você consegue oferecer uma estratégia centralizada que pode facilitar o alcance do conteúdo.

Em tempos de Big Data e milhares de dados produzidos todos os dias, fica cada vez mais difícil se destacar no ambiente digital. Mesmo o conteúdo cuidadosamente elaborado precisa de tempo para colher os primeiros resultados e atingir os seus potenciais clientes.

É aí que a Assessoria pode funcionar bem. Quando você combina as duas estratégias torna-se muito mais fácil publicar seu conteúdo em um site ou um blog parceiro, portal ou até mesmo uma estratégia de Guest Post.

Esta combinação também pode ajudá-lo a adquirir um público mais amplo e mais novo. Além disso, ajuda você a enviar uma mensagem de marca unificada em várias plataformas digitais, incluindo publicações on-line e canais de mídia social.

A comunicação é a chave do sucesso
No final, tudo se resume à eficácia com que ambas as equipes se comunicam entre si. Com várias equipes que colaboram em várias campanhas de marketing, é fácil perder o controle do processo.

Você precisa garantir que cada membro da equipe esteja atualizado sobre o que está em produção e desenvolvimento para evitar desperdiçar recursos e tempo.

Fonte: https://marketingdeconteudo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo